Todos nós temos uma tendência de, em maior ou menor grau, ampliar a dimensão de nossos problemas. Isso acontece porque focalizamos nossa atenção neles, de forma exagerada e, assim, todo o resto deixa de ter importância. É como quando você vai fotografar e escolhe um objeto como foco principal, desfocando o resto. Nada mais existe ao seu redor.
Em ambas as situações você é o sujeito da ação, tanto como fotógrafo, como enquanto a pessoa atingida pelo problema. Esclarecendo melhor, somos os únicos responsáveis pela dimensão (tamanho) de nossos problemas. Depende exclusivamente da vontade e determinação de cada um.
Saiba o porquê
Todas as pessoas, no mundo, têm problemas. E problemas bem semelhantes. Algumas delas olham para eles com lentes de aumento; outras os vêm como uma situação a ser enfrentada. Outras, ainda, entram em desespero e se deixam dominar pela situação, tornando-se elas próprias num problema.
Toda vez que você se abate, por não conseguir resolver uma situação, acaba apelando para alguma válvula de escape, na tentativa de aliviar sua carga.É aí que entram os comportamentos compulsivos (e os excessos na comida são típicos nessas situações) e, o que é pior, suas consequências (a obesidade, por exemplo). Quando você se dá conta, ao invés de ter resolvido aquele primeiro problema, criou outro (ou, outros).
Como proceder
Em primeiro lugar, é preciso reavaliar sua postura diante da vida e saber que você não vai mudar o mundo.
É essencial ter disposição para mudar a percepção em relação às coisas.
Exemplo: quando você recebe uma crítica, pode ficar com raiva, magoado, triste, inseguro, deprimido, ansioso, etc., como se a pessoa que o criticou tivesse tanto poder, a ponto de determinar seu estado de espírito.Saída: avalie até que ponto o comportamento que foi criticado em você não é próprio de quem o criticou. Se for, a pessoa está projetando em você aquilo que ela é e não aceita. Aja como se, entre você e a crítica, tivesse uma parede invisível e deixe que a crítica bata e volte ao lugar de origem.a partir de R$ 189/mês
Taxa de matricula é isenta a partir do plano semestral