Uma porcentagem alta de pessoas que fazem dieta relatou em pesquisas, que a hora em que mais comem é do finalzinho da tarde até a noite, depois que o sol se punha.
Apesar das diferenças, essas pessoa têm três pontos em comum, que são:
Essas pessoas aprenderam a abafar o mecanismo da fome-física / saciedade. Só que, estas sensações físicas são importantes e a ausência delas gera alguns probleminhas. Primeiro, cria a falta de alimentos no organismo e, depois, a dívida psicológica. Esta dívida psicológica se traduz como: me comportei bem o dia todo, agora, no final do dia, posso me compensar! Aí vem o abuso da noite!
Essa reação pode ser influenciada, tanto pelos hábitos que adquirimos, por meio da rotina , como pelos nossos ritmos circadianos.
Há bem menos controles sociais e situacionais à noite; ou seja, muitas coisas que agem como freio para o comer, durante o dia, não existem ou diminuem à noite.
Por exemplo: é frequente as pessoas comerem sozinhas à noite (porque os outros estão ocupados ou dormindo). Alguns sentem-se entediados e/ou solitários à noite, quando há menos atividades, que podem dividir a atenção com a comida.
Outras pessoas sentem-se cansadas e comem por isto. É durante o dia, também, que algumas obrigações sociais levam a comer e beber em excesso, como festinhas, jantares, etc... Quando exageram no comer noturno, as pessoas tentam devolver as calorias extras no dia seguinte, pulando o café da manhã e provavelmente o almoço. O resultado é previsível: um exagero no jantar! Às vezes, come-se mais do que se tivesse feito as 3 refeições equilibradamente. Aí, no dia seguinte, começa tudo de novo.
O primeiro passo para quebrar este círculo vicioso é começar a fazer as 3 refeições principais do dia, equilibradamente e balanceadamente, como ensina a Meta Real®. MESMO QUE SE TENHA ABUSADO NA NOITE ANTERIOR.
Se, mesmo assim, você sentir um impulso de comer continuado, antes de dormir, ele não deve ser considerado como fome-física®, mas sim como fome psicológica, motivada por estados de espírito, como: zanga, infelicidade, ansiedade, alegria, solidão, vazio, etc. E a comida não resolve estas situações.
Lembre-se, então, do plano de 6 passos estabelecidos em aula:
É mudando os seus hábitos que você vai mudar o seu corpo. E, com a prática destes novos hábitos, você deixará de comer em excesso. E, com certeza, dormirá bem mais tranquilo!
a partir de R$ 189/mês
Taxa de matricula é isenta a partir do plano semestral