Quando você não estabelece metas em sua vida, também está fazendo uma opção: a de não escolher coisa nenhuma.
Esta opção é muito problemática porque significa que você não tem um propósito definido, não sabe o que quer, nem onde pretende chegar. Significa que você está vivendo num mundo de fantasia e não costuma estabelecer muitos vínculos com a realidade, porque a considera difícil de enfrentar.
Sua opção é continuar no sonho, pois tem medo de assumir algo concreto como meta.
A meta exige um posicionamento mais efetivo de sua parte, pois você traça um objetivo e se impõe um prazo para chegar até ela. Para percorrer o caminho entre o projeto e a realização, é preciso que você empreenda certos procedimentos, e isto o(a) coloca em ação, não deixando que se acomode no sonho, na pura e simples idealização. Porém, quando você consegue atingir um objetivo proposto, cria o desejo de traçar novos objetivos, o que dá um sentido de dinamismo à sua vida.
Consequentemente, você se sentirá gratificado(a) ao ressaltar seu próprio mérito diante da situação e, assim, estará elevando o grau de sua autoestima.
Localize-se
As metas também tem o objetivo de orientar sua vida, para que você não se sinta perdido. No entanto, há algumas regras a observar antes de estabelecer metas, principalmente em se tratando de emagrecimento.
Em primeiro lugar, você precisa saber:
A meta precisa ser sua!
Você deve saber em que ponto está e onde pretende chegar.
Suponha que você esteja perdido em uma cidade desconhecida. Para que alguém lhe indique o caminho, é preciso que você identifique onde está e onde quer chegar. E, também, que você queira ir a algum lugar. A insegurança e a indefinição a respeito de onde se quer chegar cria certos bloqueios e você, mesmo encontrando alguém que lhe indique o caminho certo, não consegue chegar a lugar algum. Acione o seu próprio GPS!
Planeje detalhadamente
O passo seguinte é fazer um planejamento detalhado, por escrito, daquilo que deseja estabelecer como meta. Descreva com riqueza de detalhes, caracterizando, por ordem de importância, os aspectos que considera ideais e que quer alcançar.
Respeite suas limitações
Você pode até mesmo usar a fantasia quando estiver planejando; mas sempre com os pés no chão. Programar coisas impossíveis só irá lhe trazer frustrações.
Tenha claro que você não pode querer tudo ao mesmo tempo. Para isso, estabeleça uma meta a longo prazo e várias submetas: essa estratégia permite que você veja vários resultados rápidos e, assim, fique mais motivado para atingir seu objetivo final. Se você programa uma meta distante e difícil de atingir, já está se programando para o fracasso. Aliás, isso é mais uma desculpa para não estabelecer meta nenhuma e continuar fora da realidade. Cuidado! É outro mecanismo de defesa do seu ego!
Estabeleça prazos
Um dos pontos mais importantes no estabelecimento de metas é colocar prazos para a sua realização. Senão, não funciona e você só vai continuar idealizando. Aliás, a diferença entre o sonho e a meta é que na meta, você coloca um prazo, uma data de chegada.
Devagar e sempre
Não queira fazer tudo de uma vez. Comece por tarefas que se considera capaz de executar. Vá aumentando aos poucos o grau de dificuldade. É aqui que as submetas são importantes. Você se permite realizar um progresso gradual, ainda que lento, e tem mais segurança para prosseguir, pois sabe que dessa forma é viável para você, e funciona. Se você não consegue realizar uma determinada tarefa durante uma semana consecutiva, isso pode lhe causar angústia. Substitua essa submeta por outra, para não provocar um desgaste muito grande.
Repita a mesma tarefa várias vezes; isso faz você sentir que tem o controle das próprias rédeas.
No início do processo, você pode experimentar uma certa tensão, mas a partir do momento que cumpre uma submeta, sente-se extremamente gratificado(a) e percebe que é capaz de repetir aquele procedimento. E, o mais importante, é capaz de executar outras.
Sonhe com data e mude sua vida!
a partir de R$ 189/mês
Taxa de matricula é isenta a partir do plano semestral