O homem, ao contrário dos animais, não se guia apenas pelos instintos. Suprir a fome, a sede e os desejos sexuais não é suficiente para ele, que está sempre em busca de novas conquistas um eterno insatisfeito!
Esse sentimento tem um lado muito positivo: por meio dele, o homem pode progredir e superar-se a cada dia. Mas, por outro lado, traz alguns problemas que jamais um animal sonhava ter.
O homem é complexo e intrigante!
Se ele vivesse de acordo com seus instintos de sobrevivência e apenas visando a perpetuação da espécie, não haveria pessoas obesas no mundo. Satisfeita a fome-física, a comida seria deixada de lado.
No entanto, a complexidade do homem o faz experimentar uma avalanche de sentimentos, entre eles, a frustração, vivida com grande intensidade no mundo moderno, mas escondida a sete chaves para a preservação do amor próprio.
De qualquer maneira, a frustração gera ansiedade, angústia e depressão, sentimentos esses que, no caso do obeso, são trocados momentaneamente por comida: maneira de fugir de uma realidade que o incomoda.
Apesar de ser um sentimento incômodo, o obeso evita conhecer profundamente essa realidade. Preocupa-se, apenas, em fugir dela, comendo.
Assim a comida transforma-se na arma que o obeso usa contra o mundo exterior. Mas, no fundo, ele sabe que essa arma, na verdade, dispara contra si próprio. Essa consciência acaba por gerar sentimentos de culpa que reforçam aquilo que ele deseja esconder.
RESULTADO: quando há culpa, há castigo, e o castigo gera a dor. Está armado o círculo vicioso:
E por que sentir culpa ao comer?
Porque o alimento foi ingerido sem fome-física® ou além da saciedade, e quem come por culpa fatalmente, engorda.
Se você quer emagrecer, coma apenas por fome-física® - você elimina a culpa e também uns quilinhos a mais!
A culpa só acontece quando fazemos algo errado e condenável. Existe alguma coisa mais errada do que comer para resolver problemas que não têm nada a ver com a fome? Se você tem esse hábito, viverá sempre com culpa, procurando castigar-se, sentindo dor e engordando.
A solução só pode ser encontrada dentro de você mesmo!
Ao invés de ficar dizendo não tem jeito, faça afirmações positivas, do tipo, EU ME AMO e EU ME APROVO. Quem se ama e aprova só come por fome-física® e busca suas verdadeiras realizações onde elas realmente estão, não na comida. E também não sente culpa, porque não fez nada errado.
Esqueça a postura de vítima do mundo e da vida e se transforme no agente do seu próprio sucesso.
a partir de R$ 189/mês
Taxa de matricula é isenta a partir do plano semestral