post image

Reflexão: o emagrecimento e o arqueiro

A célebre frase de Cora Coralina: “feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” diz tudo sobre a delícia que é a vida: o compartilhamento de ideias! Por isso posto aqui uma reflexão superbacana que o meu querido aluno Humberto Soares nos enviou, a partir de um insight que ele teve em uma de nossas palestras.

O emagrecimento e o arqueiro

É muito comum quando exageramos em uma refeição, entrarmos em um ciclo vicioso que acaba em descontrole alimentar. É o famoso, come demais, culpa, come de menos, fome, come demais.

Quando você está fora do ciclo, a forma de quebrá-lo é muito clara: não temos que comer de menos após um exagero, temos que comer direito. Porém, temos uma necessidade de "compensar" o erro, corrigi-lo. E para mim parte disto estava na metáfora que usava para o meu processo de emagrecimento.

Humberto SoaresEu sempre enxerguei a minha reeducação alimentar como uma jornada, um caminho, uma viagem. Tenho um destino a chegar. E numa jornada, quando eu me desvio da rota, preciso corrigi-la e tipicamente tomando uma ação oposta ao desvio original. Se eu me desviei para a direita, preciso agora me desviar para a esquerda. O que eu tenho que fazer hoje na minha jornada, depende do que eu fiz ontem. Se eu comi demais ontem, hoje eu preciso comer de menos.

Claramente a metáfora traz conclusões e ações erradas. Buscando uma metáfora melhor, lembrei do arqueiro e a flecha.

Para o arqueiro atingir o alvo, ele precisa se tornar um com a flecha. Não há espaço para as flechas passadas, os erros e acertos anteriores, muito menos para as flechas que ainda não foram disparadas. O arqueiro está sempre no presente da flecha atual e mira no centro do alvo. Se ele erra, ele procura aprender com o erro. Esticou muito a corda? Estava tenso demais? Não estava focado? A flecha tinha algum problema? Ele analisa o erro e faz os seus ajustes internos e planeja a próxima flecha. E quando chega a próxima flecha, ela é a única que existe, e ele mira sempre no centro do alvo.

Nossa refeição é a flecha. Precisamos estar presentes na refeição. O equilíbrio nutricional, o intervalo de 5-6 horas, a mastigação e parar na saciedade são os nossos alvos. As refeições anteriores, os erros e acertos não importam mais. O que importa agora é curtir a refeição atual, literalmente se tornar um com ela. Se errou numa refeição, analise, aprenda com o erro, e se planeje para a próxima refeição, pois quando ela chegar, ela será a única refeição que importa.

Mire sempre no centro do alvo!!!

Humberto Soares, diretor de Arquitetura no grupo Objective Solutions

E você, está comprometido com a flecha atual ou com as que já foram atiradas e não acertaram o alvo? Deixe um comentário, que eu vou adorar aprender também com você!

Inicie na Meta Real agora mesmo!!


a partir de R$ 189/mês

Taxa de matricula é isenta a partir do plano semestral

E tenha acesso

  • Ao material completo na versão digital e impressa, se quiser retirar em uma das unidades
  • Explicação em vídeo didático para começar seu emagrecimento agora mesmo
  • Contato privado com o Orientador através de área exclusiva de mensagens
  • Aulas ao vivo presenciais ou online
  • Acesso a aula gravada disponível por 7 dias.
  • Suporte total: do Orientador e da equipe de atendimento via área de mensagens e via WhatsApp.
  • Histórico de evolução durante o seu processo de emagrecimento.