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A importância do mindfulness no emagrecimento

Comportamento
A importância do mindfulness no emagrecimento

Muito se fala em mindfulness, que significa atenção plena no aqui e agora, como benefício para o bem estar.

Mas, você sabia que esse estado de presença total é uma ferramenta super poderosa também para o emagrecimento?

A grande maioria das pessoas faz uma refeição com o celular em mãos, seja lendo ou respondendo mensagens. Mas, o que elas não sabem é que quando se alimenta sem atenção na refeição, distraídas com os aparelhos eletrônicos, acabam comendo de forma mais rápida e mal sentem o sabor ou a textura dos alimentos.

Acabam ‘engolindo’ a comida e, com certeza, sem a mínima percepção dos sinais do corpo de fome-física e saciedade, por exemplo, ultrapassam a quantidade que seria suficiente para alimentar o seu corpo. O resultado você já pode imaginar, certo? Excesso de peso.

 

Quais os benefícios do mindfulness no emagrecimento

Sempre antenada a tudo que acontece, com a rotina cada vez mais atribulada que as pessoas têm, é que a Meta Real incluiu no programa alimentar sugestões de exercícios de atenção plena, como a meditação de apenas um minuto antes das refeições, para que você possa se desconectar das preocupações da rotina, se desligar do pensamento acelerado e, assim, poder desfrutar da refeição com tranquilidade, que é essencial para acalmar a ansiedade no momento de comer.

E, assim, nesse estado mais calmo, você já pode imaginar os benefícios dessa simples e rápida pausa de quietude, não é mesmo? Veja alguns deles:

  1. Conecta ao ato de comer com prazer – ao focar a mente para o momento, é possível saborear o alimento, prestando a atenção ao seu sabor e, assim, desfrutar, de fato, da refeição.
  2. Ajuda a aliviar o estresse, diminuindo a ansiedade – que é um dos responsáveis pela compulsão de comer.
  3. Aumenta a consciência das escolhas dos alimentos – quando estamos com foco na refeição, todos os alimentos são escolhidos de forma mais consciente, respeitando os sinais do nosso organismo por determinados nutrientes.
  4. Aumenta a percepção dos sinais do corpo – focamos na mastigação (que na rotina corrida nem lembramos que existe, apenas engolimos a comida) e, principalmente, na saciedade.
  5. Ajuda a amenizar a dependência do celular – estamos tão viciados na tecnologia que é preciso que nos esforcemos para desapegar um pouco do aparelho em momentos importantes, como esse – o da nutrição do nosso organismo!
  6. Um momento seu com você mesmo! – na rotina tão atribulada, mal reservamos um espaço na agenda para nós mesmos! A atenção plena na hora da refeição nos faz reservar um tempinho do dia para comermos com calma, com foco total naquele momento que é só nosso! Então, utilize-o com carinho, porque é um cuidado seu com você mesmo e você merece esse espacinho de tempo ‘sagrado’ diariamente!

Se você ainda não consegue atenção plena total no aqui e agora, comece a treinar como sugerimos em nosso programa alimentar: apenas um minutinho antes das refeições e veja a diferença! Volte depois aqui para nos contar o que trouxe de positivo para você, deixando seu comentário! 😉

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