Download PDF




Orgenik

Resumo da semana





Transformando o comer numa experiência pura

Nossa cultura criou o hábito de associar o ato de comer à outras atividades que não têm nada a ver com a fome; comportamento que é fortemente estimulado pelos meios de comunicação de massas e, também, responsável pelo mal relacionamento que mantemos com as coisas de comer.

 

Seja utilizando a comida como complemento para o que gostamos de fazer, seja como uma compensação para aquilo que temos que fazer, não importa: o importante é saber que, apesar de correrem juntos, cada atividade tem seu valor específico independente; e que, em diferentes momentos, uma é mais importante que a outra.O princípio de David Premack tem por objetivo identificar o ato de menor ímpeto e o ato de maior ímpeto, utilizando a prática do primeiro como incentivo para a prática do segundo.

Colocando em prática este princípio, é possível detectar, com mais precisão, a atividade mais importante de cada momento específico. Antes de aplicá-lo, porém, reflita sobre seu padrão de comportamento em cada atividade que realiza, para avaliar em que momento o comer, em sua vida, está condicionado a outras ações.

 

  1. Fazer comida e experimentar

Para aproveitar todo o prazer que você pode ter em uma refeição, não experimente a comida. Espere para comer quando estiver à mesa e prepare os pratos sem experimentar.

 

  1. Comer quando assiste TV

Se você estiver com fome-física, não ligue a TV. Quando você faz as duas coisas simultaneamente, com certeza, não estará prestando atenção ao que come e, mais importante ainda, ao quanto come. Resultado: é bem provável que passe dos limites. Faça um acordo com você mesmo de só comer com fome-fisica. Depois, pode ligar a TV.

 

  1. Participar de reuniões sociais e comer

Avalie nesta situação qual o ato de maior prazer. Você come todos os dias, mas não é sempre que participa de reuniões sociais. Então, por que não aproveitar o acontecimento para conversar, trocar idéias e se divertir, ao invés de querer fazer tudo ao mesmo tempo?

 

  1. Comer e estudar

Fazendo estas duas coisas ao mesmo tempo, você procura tornar agradável uma atividade que tem que fazer por obrigação. Mas esquece que, enquanto come, o seu poder de concentração fica dividido e, consequentemente, o seu rendimento nos estudos será comprometido. Faça uma “chantagenzinha” com você mesmo(a) e prometa-se uma boa refeição para a hora da fome-física, depois de ter terminado os afazeres escolares.

 

Ao desvincular o comer de outras atividades, você só tem vantagens veja :
  • Passa a conhecer-se melhor em cada situação;
  • transforma o comer em uma experiência pura e pode curtí-la do inicio ao fim, sem presa;
  • fazer as atividades separadamente, permite você se livrar da obsessão pela comida e você as executa com mais prazer e concentração, pois a comida não está disputando a sua atenção;
  • você consegue administrar melhor sua fome, pois aprende a identificar seu ponto de saciedade, e assim, percebe nitidamente seus progressos em relação ao emagrecimento;
  • fazer uma coisa de cada vez fortalece seu poder de concentração e desenvolve suas faculdades críticas. Você fica menos vulnerável a aceitar ideias que, se estivesse comendo ou vendo TV, talvez “engolisse” a programação junto com a comida, sem questionar.

 

“Ser inteiro em tudo o que fizer”, é um dos grandes princípios da sabedoria oriental.

Adotá-la só lhe trará benefícios, físicos e psicológicos.

 

Inicie na Meta Real agora mesmo!!


a partir de R$ 189/mês

Taxa de matricula é isenta a partir do plano semestral

E tenha acesso

  • Ao material completo na versão digital e impressa, se quiser retirar em uma das unidades
  • Explicação em vídeo didático para começar seu emagrecimento agora mesmo
  • Contato privado com o Orientador através de área exclusiva de mensagens
  • Aulas ao vivo presenciais ou online
  • Acesso a aula gravada disponível por 7 dias.
  • Suporte total: do Orientador e da equipe de atendimento via área de mensagens e via WhatsApp.
  • Histórico de evolução durante o seu processo de emagrecimento.