Nossa cultura criou o hábito de associar o ato de comer à outras atividades que não têm nada a ver com a fome; comportamento que é fortemente estimulado pelos meios de comunicação de massas e, também, responsável pelo mal relacionamento que mantemos com as coisas de comer.
Seja utilizando a comida como complemento para o que gostamos de fazer, seja como uma compensação para aquilo que temos que fazer, não importa: o importante é saber que, apesar de correrem juntos, cada atividade tem seu valor específico independente; e que, em diferentes momentos, uma é mais importante que a outra.O princípio de David Premack tem por objetivo identificar o ato de menor ímpeto e o ato de maior ímpeto, utilizando a prática do primeiro como incentivo para a prática do segundo.
Colocando em prática este princípio, é possível detectar, com mais precisão, a atividade mais importante de cada momento específico. Antes de aplicá-lo, porém, reflita sobre seu padrão de comportamento em cada atividade que realiza, para avaliar em que momento o comer, em sua vida, está condicionado a outras ações.
Para aproveitar todo o prazer que você pode ter em uma refeição, não experimente a comida. Espere para comer quando estiver à mesa e prepare os pratos sem experimentar.
Se você estiver com fome-física, não ligue a TV. Quando você faz as duas coisas simultaneamente, com certeza, não estará prestando atenção ao que come e, mais importante ainda, ao quanto come. Resultado: é bem provável que passe dos limites. Faça um acordo com você mesmo de só comer com fome-fisica. Depois, pode ligar a TV.
Avalie nesta situação qual o ato de maior prazer. Você come todos os dias, mas não é sempre que participa de reuniões sociais. Então, por que não aproveitar o acontecimento para conversar, trocar idéias e se divertir, ao invés de querer fazer tudo ao mesmo tempo?
Fazendo estas duas coisas ao mesmo tempo, você procura tornar agradável uma atividade que tem que fazer por obrigação. Mas esquece que, enquanto come, o seu poder de concentração fica dividido e, consequentemente, o seu rendimento nos estudos será comprometido. Faça uma chantagenzinha com você mesmo(a) e prometa-se uma boa refeição para a hora da fome-física, depois de ter terminado os afazeres escolares.
Ao desvincular o comer de outras atividades, você só tem vantagens veja :
Ser inteiro em tudo o que fizer, é um dos grandes princípios da sabedoria oriental.
Adotá-la só lhe trará benefícios, físicos e psicológicos.
a partir de R$ 189/mês
Taxa de matricula é isenta a partir do plano semestral