Sabemos que é difícil resistir aos apelos dos meios de comunicação de massa, no que se refere ao consumo de alimentos. Principalmente, porque as mensagens não vendem os alimentos pelo que eles têm de nutritivo. Elas se valem de diferentes apelos e utilizam mecanismos de projeção e identificação, levando as pessoas a consumirem coisas absolutamente supérfluas.
Assim, a propaganda com o objetivo de promover determinados produto, vende, também, a ilusão de valores desejados pelo grande público, como status, beleza, prestígio, amor, harmonia, felicidade e tantos outros.
Isso acontece com qualquer produto, seja uma geladeira ou um bombom ou fórmulas mágicas para emagrecer.
Mais do que isso, a propaganda de produtos alimentícios incentiva o comer pela fome psicológica. Imagine que você está insatisfeito pois tem que resolver algum problema, liga a TV e vê uma família linda, magra e feliz, numa casa maravilhosa, toda clara e limpa, tomando o seu café da manhã.
Mesmo que você não esteja com fome, isso é um apelo e tanto para que você inconscientemente, comendo aquele produto, tenha pelo menos, a sensação similar aquela da propaganda.
Há outros exemplos típicos que mostram como a propaganda de alimentos incentiva o comer sem fome-física. Produtos como um biscoito chamado passatempo, um chocolate chamado sem parar e slogans como é impossível comer um só, fazem claramente este apelo.
Essa fórmula de propaganda já funciona desde que ela nasceu e continua fazendo sucesso até hoje.
Mesmo sabendo da utilização destes apelos emocionais, todo mundo, de um jeito ou de outro, compra a idéia da mensagem.
Mas será que os nossos ideais de vida se resumem à falsa realização que consumimos com os produtos?É importante refletir a esse respeito quando você compra esta e não aquela marca. Qual a diferença entre elas?
Se for pela mensagem que viu, questione-se!
E, se você quer fazer algo por você mesmo e por sua imagem, por meio do consumo, invista comprando roupas, perfumes, livros, cursos e outras coisas que vão lhe ajudar muito mais nesse sentido.
Além disso, uma autoimagem positiva é um santo remédio para emagrecer.
a partir de R$ 189/mês
Taxa de matricula é isenta a partir do plano semestral