Você já reparou a diferença dos ritmos da velocidade do comer entre gordos e magros?
Vale a pena observar:
Enquanto os gordos:
Os Magros:
Quando você come mais depressa, come maior quantidade e não mastiga suficientemente os alimentos. Por isso, dificulta a digestão, não aprecia o que está comendo e nem repara no sabor e na textura. A consequência mais séria é que , agindo assim, você não pode perceber os sinais de saciedade que seu corpo emite.
Essa atitude pode ser explicada da seguinte maneira: quando se encara a comida como algo perigoso, o mais comum é querer acabar com ela depressa. Assim, ingere o alimento com maior velocidade possível. Daí a compulsão de comer.
Para resolver esse problema, não adianta fazer jejum. Porque, se você passa tempo demais sem comer (mais de 6 horas), aciona essa compulsão em nível físico e psicológico, e então, não percebe mesmo os sinais do corpo, ficando sem saber onde termina a fome e onde começa a gula.
Para que os terminais nervosos do aparelho digestivo emitam sinais de satisfação ao cérebro, são necessários 20 minutos. E para emitir esses sinais, uma quantidade bem pequena de alimento é necessária. Mas, em compensação, muita comida pode ser ingerida em 20 minutos se você come rápido demais!
Por exemplo, se você interrompe a refeição, por qualquer motivo (telefone, campainha, etc.); quando volta à mesa, parece que sua fome acabou. Não é mesmo? Isso acontece porque começou o processo digestivo. Assim, a forma pela qual você come é a melhor indicação para determinar a quantidade de alimentos que você ingere.
Dicas para comer devagar
Faça experiência com suas sensações de fome e de saciedade, até reaprender a identificá-las e restabelecer sua capacidade de entender aos sinais de seu corpo. Coma em 20 minutos, mastigando de 15 a 25 vezes cada bocado e irá se surpreender!
a partir de R$ 189/mês
Taxa de matricula é isenta a partir do plano semestral