A maioria das pessoas não se dá conta dos inúmeros inconvenientes que o excesso de peso traz, pois ainda, estão focadas somente no prazer imediato das coisas de comer.
Ao prestar mais atenção nos inconvenientes da obesidade, é possível que se evite comer em excesso. Para isso, vamos trazer para a consciência aquilo que nos incomoda, de maneira mais generosa, porém necessária; ao invés de ignorar esses desconfortos e continuar com os mesmos hábitos.
Podemos citar alguns exemplos do que uma pessoa com excesso de peso passa, lembrano que nós Orientadores também já passamos por isso:
SAÚDE / DISPOSIÇÃO Dores, prisão de ventre, gases, azia, pés inchados, pressão alta, tendência a diabetes, níveis altos de colesterol, ácido úrico, problemas cardíacos, taquicardia, cansaço, ronco, apnéia, refluxo, etc.NO SHOPPING é difícil fazer compras quando se está acima do peso (roupas, sapatos, bijus e acessórios). Nada cabe ou fica bom. A pessoa sente um misto de ódio, revolta e loucura, levando ao mau humor. Mesmo assim, arruma várias desculpas para justificar a situação e continua do mesmo jeito.LOCAIS PÚBLICOS Corre o risco de entalar em catracas, quebrar cadeiras e ouvir brincadeiras de mau gosto.À MESA têm hábitos indisciplinados. A indisciplina causa sofrimento e, seu sofrimento é do tamanho da sua teimosia em não disciplinar sua alimentação. Tem aqueles que não têm vergonha de comerem tanto em público e, os que não sabem porque estão acima do peso: se fazem de vítimas. Comem uma vez por dia, o dia inteiro.APELIDOS Relaxado, gordo (ponto de referência), gordinha(o), fofa(o), cheinha(o); e, o complemento: ... Mas gosto de você, assim mesmo. É gordinho, mas é legal! ou Tem um rosto tão bonito!...INTIMIDADE Acima do peso, até quando está só com você mesmo, sente a infelicidade de carregar, o tempo todo, algo que não quer. Não se olha no espelho, vive apertado, vive assado.DIFICULDADES Amarrar cadarços, cortar as unhas dos pés, caminhar, subir e descer escadas: perdeu a agilidade!
Ou seja, o preço da obesidade é um constante sofrimento e este é do tamanho da resistência à disciplina necessária para ter peso normal.
Se antes de comer à-toa a pessoa pensar em todos os desconfortos do excesso de peso, inclusive na CULPA, é possível que evite fazê-lo, pois quando estão sem fome-física® e comem, nunca ficam satisfeitos, pois a insatisfação com a vida e consigo mesmos, sempre se manifesta como FOME e o prazer momentâneo não resolve a situação.
É necessário tomar uma DECISÃO séria na vida: COLOCAR-SE EM SUAS PRÓPRIAS MÃOS, parando de culpar pessoas, situações e suas emoções pelas fraquezas.Pessoas RESILIENTES atravessam períodos complexos sem se desestruturarem. São flexíveis, constroem novas soluções para enfrentar problemas; sabem buscar e solicitar auxílio adequado.
Essas pessoas possuem SENSO DE COERÊNCIA, nome dado por G. A. BONANNO (pesquisador de sobreviventes de campos de concentração) há três tipos de habilidades que fazem parte da resiliência:
Usando seu senso de coerência questione o que é pior: continuar engordando, com todos os problemas que isso traz OU, ser RESILIENTE: COERENTE, DETERMINADO, DISCIPLINADO, FLEXÍVEL E MAGRO?
Lembre-se: RESILIÊNCIA é a habilidade de assimilar as situações negativas com controle emocional, para buscar formas de contorná-las e dar a volta por cima.
Reconhece a queda e não desanima, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima (Paulo Vanzolini)
a partir de R$ 189/mês
Taxa de matricula é isenta a partir do plano semestral