Um dos maiores problemas que as pessoas enfrentam no dia-a-dia são os conflitos nos relacionamentos. Cada pessoa é um ser individual, tendo, portanto, pontos de vista, atitudes e objetivos diferentes das demais. Por isso é natural que os conflitos aconteçam, com frequência , na convivência diária.
Dependendo da situação e das pessoas envolvidas, os conflitos são enfrentados de diferentes maneiras. Há aqueles que têm dificuldades ou medo de lidar com essas situações e, por não saberem manifestar adequadamente seus sentimentos, concordam com tudo o que o outro diz, bloqueando suas emoções. Outros fazem da briga um meio de desabafar e, então, brigam a toda hora. Outros ainda fazem dos conflitos uma forma de medir força/poder com a outra pessoa. No final, todos saem perdendo.
Todas essas questões, quando não resolvidas de modo adequado, acionam aqueles velhos mecanismos de mágoa, ressentimento e ansiedade que, consequentemente, levam a comportamentos autodestrutivos e compulsivos. Daí a mergulhar nas guloseimas é apenas um passo.
O importante é saber como lidar com esses conflitos e transformá-los em oportunidades de enriquecer a convivência e o conhecimento com o outro.
Há aspectos fundamentais num relacionamento que, se trabalhados, funcionam como verdadeiras regras de bem viver:
Lembre-se do aspecto positivo dos conflitos.
Se você pretende manter um relacionamento saudável, é preciso saber que o conflito existe para que você conheça o outro mais profundamente e consiga, a partir das diferenças, descobrir formas de conviver com elas e compartilhá-las. O conflito pode ser construtivo, se enriquecer os dois lados envolvidos.
a partir de R$ 189/mês
Taxa de matricula é isenta a partir do plano semestral