O círculo vicioso do engordar funciona do seguinte modo: o pensamento gera o sentimento, que leva a uma ação e esta a um resultado. Este resultado traz novos ou mesmos pensamentos e, assim por diante.
PensamentosNossa mente funciona como uma estação transmissora e receptora. Há pensamentos involuntários e voluntários. Os primeiros acontecem quando seu cérebro atua como receptor e os outros quando ele funciona como transmissor.
Assim, podemos estabelecer a diferença entre ter pensamentos e pensar.
Quando você tem pensamentos, você não interfere neles; eles apenas vêm. Na verdade, eles é que interferem em seu estado de ânimo.
Ao contrário, quando você pensa, os pensamentos são produtos de uma reflexão sua. Você é que atua sobre eles.
Voltando ao circulo vicioso, o sentimento é o resultado imediato do pensamento e leva a pessoa a praticar determinada ação que resolva o que ela sentiu. No caso dos maus hábitos alimentares, essa ação em geral, é comer sem fome-física. E o resultado é o produto físico e emocional da ação, que acaba gerando pensamentos similares.
A melhor maneira de quebrar esse circulo é trabalhar o pensamento, que é a raiz de tudo.
Exemplo: Quando você assiste a um noticiário de TV, não tem ideia de quantas informações foram gravadas para se chegar aquilo.
Foram colhidos dados importantes e outros que não acrescentam nada à informação. Na hora de editar, é feita uma triagem para filtrar o que é relevante e o que não é; ou seja, é feito uma edição.
O mesmo se pode fazer com os pensamentos . É preciso selecionar o que é aproveitável e o que não é.
Para o obeso, há 4 tipos de pensamentos que devem ser editados:
Os pensamentos radicais, que levam a pessoa a assumir posturas extremas em relação a sua condição de excesso de peso. Por exemplo, quando ela faz uma dieta ou programa de emagrecimento, leva tudo a ferro e fogo e, se comete qualquer deslize, acaba colocando tudo a perder. Ou, então, desacredita de qualquer possibilidade de mudança, achando que é impossível deixar de ser gordo.
Para afastar esse tipo de pensamento, reconheça suas vitórias e seja menos implacável com seus erros.
Há também o folclore das dietas, muito comum quando se fala de emagrecimento. Isso costuma influenciar nossos pensamentos e atitudes. Por exemplo:
Para emagrecer, é preciso passar fome.
Nunca se pode ingerir líquidos na hora da refeição.
A melhor dieta é parar de jantar.
E assim por diante... Independente da veracidade ou não dessas afirmações, o importante é não transformar um programa de emagrecimento em algo que ocupe totalmente sua forma de pensar.
Fale sobre outros assuntos, vai ser muito mais divertido.
Outro pensamento muito comum que dever ser evitado é o que traz expectativas de que algo exterior seja transformado, para depois se empreender qualquer programa de emagrecimento. Lembre-se de que só se você mudar é que poderá transformar o que está ao seu redor.
Ao invés de se perguntar por quê?, pergunte: como?; só assim poderá adequar o pensamento e quebrar o círculo.
Não pergunte: Por quê eu não consigo fazer dieta?, transforme a pergunta em Como posso fazer para empreender uma dieta?O como leva você a encontrar soluções para o problema.Evitando essas formas inadequadas de pensamento, você só vai provocar sentimentos que levam a ações mais construtivas, e quebrará o circulo vicioso do engordar.
a partir de R$ 189/mês
Taxa de matricula é isenta a partir do plano semestral