A autoaceitação é a condição número 1 para empreender qualquer ação em direção ao maior equilíbrio físico/emocional das pessoas e, por consequência, também, quando se trata de emagrecimento.
Autoaceitar-se significa que você gosta de si mesmo e está pronto a proteger-se e defender-se de tudo o que venha a ameaçar sua integridade.
No mundo atual é muito comum as pessoas não se aceitarem, e isso também ocorre em razão dos apelos dos meio da comunicação de massas, que ditam padrões estéticos e de comportamento.
No caso do obeso, a não aceitação de si próprio acaba se tornando muito mais acentuada, pois ele está à margem desses padrões.
A primeira providência que deve ser tomada rumo à autoaceitação é conhecer-se melhor. Há quanto tempo você não olha para si mesmo, sem autocríticas, a fim de considerar as coisas boas que você tem?Provavelmente, você nem se lembre mais de como é que se faz isso; se é que já o fez alguma vez... Então, é hora de experimentar! A palavra de ordem é conhecer-se para descobrir seus pontos positivos e aceitar-se como você é.
Nesta etapa, você pode contar com um aliado muito valioso: o espelho.
Olhar-se no espelho, de corpo inteiro, faz você estar mais próximo de si mesmo, mais íntimo, familiarizando-se com seu corpo e sua expressão. Você começa a descobrir o que há de bonito nele e sua tendência será, cada vez mais, a de torná-lo melhor.
Mas é preciso que, ao olhar-se, você não faça qualquer espécie de crítica ou julgamento. Proceda como se estivesse, apenas, fazendo uma descrição do que vê. Faça dessa prática um hábito diário.Outra providência importante é abandonar a balança. Repare que você faz da balança o seu juiz e deixa que seus estados de humor sejam conduzidos pelos números que ela lhe mostra. Saiba que o melhor que tem a fazer é parar de vigiar seu peso.
A terceira providência é vestir-se de acordo, com roupas que caiam bem. O obeso tem mania de manter três guarda-roupas: um com roupas maiores, outro com tamanhos médios e outro, ainda, com roupas apertadas. Ele faz do seu passado o que vai alcançar no futuro.
Tente adequar seu guarda-roupa ao tamanho que você está agora, pois manter guardadas as roupas que não lhe servem mais, só faz aumentar a sua autocrítica. Não compre roupas apertadas na esperança de emagrecer. As etiquetas também fazem papel de juiz. Por isso, vista o que lhe cai bem e o que é do seu tamanho, para sentir-se confortável.
Por último, sempre ande bem arrumado e se envaideça por isso. Assim, vai sentir uma melhora sensível em sua autoimagem. Procure esquecer os valores do mundo exterior, tenha os seus próprios novos valores e procure agir de acordo com eles.Aí sim, você poderá ter convicção e autoconfiança em tudo o que faz.
Ao autoaceitar-se, você estará se recusando a rejeitar qualquer aspecto de sua personalidade e, essa atitude mostra que você está disposto a defender o seu time, seja em que circunstância for.E, mais ainda: a autoaceitação tem o poder mágico de derreter a gordura e você não ficará mais vulnerável aos impedimentos que ela provoca em sua vida. Vale a pena experimentar!
a partir de R$ 189/mês
Taxa de matricula é isenta a partir do plano semestral