Grande São Paulo

(11) 5572-2611

Grande ABC

(11) 4438-6424

Demais localidades (de fixo)

0300 777 2611

Grande SP

(11) 5572-2611

Grande ABC

(11) 4438-6424

Demais Localidades (de fixo)

0300 777 2611

Reflexão: o emagrecimento e o arqueiro

Comportamento
Reflexão: o emagrecimento e o arqueiro

A célebre frase de Cora Coralina: “feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” diz tudo sobre a delícia que é a vida: o compartilhamento de ideias! Por isso posto aqui uma reflexão superbacana que o meu querido aluno Humberto Soares nos enviou, a partir de um insight que ele teve em uma de nossas palestras.

O emagrecimento e o arqueiro

É muito comum quando exageramos em uma refeição, entrarmos em um ciclo vicioso que acaba em descontrole alimentar. É o famoso, come demais, culpa, come de menos, fome, come demais.

Quando você está fora do ciclo, a forma de quebrá-lo é muito clara: não temos que comer de menos após um exagero, temos que comer direito. Porém, temos uma necessidade de “compensar” o erro, corrigi-lo. E para mim parte disto estava na metáfora que usava para o meu processo de emagrecimento.

Humberto SoaresEu sempre enxerguei a minha reeducação alimentar como uma jornada, um caminho, uma viagem. Tenho um destino a chegar. E numa jornada, quando eu me desvio da rota, preciso corrigi-la e tipicamente tomando uma ação oposta ao desvio original. Se eu me desviei para a direita, preciso agora me desviar para a esquerda. O que eu tenho que fazer hoje na minha jornada, depende do que eu fiz ontem. Se eu comi demais ontem, hoje eu preciso comer de menos.

Claramente a metáfora traz conclusões e ações erradas. Buscando uma metáfora melhor, lembrei do arqueiro e a flecha.

Para o arqueiro atingir o alvo, ele precisa se tornar um com a flecha. Não há espaço para as flechas passadas, os erros e acertos anteriores, muito menos para as flechas que ainda não foram disparadas. O arqueiro está sempre no presente da flecha atual e mira no centro do alvo. Se ele erra, ele procura aprender com o erro. Esticou muito a corda? Estava tenso demais? Não estava focado? A flecha tinha algum problema? Ele analisa o erro e faz os seus ajustes internos e planeja a próxima flecha. E quando chega a próxima flecha, ela é a única que existe, e ele mira sempre no centro do alvo.

Nossa refeição é a flecha. Precisamos estar presentes na refeição. O equilíbrio nutricional, o intervalo de 5-6 horas, a mastigação e parar na saciedade são os nossos alvos. As refeições anteriores, os erros e acertos não importam mais. O que importa agora é curtir a refeição atual, literalmente se tornar um com ela. Se errou numa refeição, analise, aprenda com o erro, e se planeje para a próxima refeição, pois quando ela chegar, ela será a única refeição que importa.

Mire sempre no centro do alvo!!!

Humberto Soares, diretor de Arquitetura no grupo Objective Solutions

E você, está comprometido com a flecha atual ou com as que já foram atiradas e não acertaram o alvo? Deixe um comentário, que eu vou adorar aprender também com você!

Sobre o autor

Roseli Luz

Mãe, coordenadora geral e orientadora da Meta Real, é formada em Odontologia pela Faculdade Santo Amaro (OSEC) e atuou na área por 12 anos como cirurgiã dentista. Emagreceu pelo Método e tornou-se palestrante do Programa já em 1993. Em 1999, iniciou formações em PNL pela SBPNL e hoje é certificada internacionalmente em Coaching ICC. Participa de congressos, simpósios e cursos de atualização na área de Controle da Obesidade. Além disso, adora andar de bicicleta nos finais de semana.
Publicações Relacionadas
Gente, vamos parar de falar sério?

Gente, vamos parar de falar sério?

Autoestima: uma força interna que direciona atitudes assertiv...

Autoestima: uma força interna que direciona atitudes assertiv...


 

 

banner-livro

 

 

Meta Real na mídia

Revista Plástica e Beleza
edição 58 /2016

Ver edição
Como Funciona?

Venha ser aluno da Meta Real: o Método Tático de Reabilitação Alimentar que vai acompanhar você passo a passo na sua jornada.

Conheça Agora
  • Joselaine Cristina Merighe

    Meta Real Joselaine Cristina Merighe

    “A verdadeira mudança não está somente em nossas mãos mas principalmente em nossa MENTE! ”

  • Mariana Campanha Pozatto

    Meta Real Mariana Campanha Pozatto

    “Comecei a observar… “Que regime louco esse em que se pode comer de 5 em 5 horas… O correto não é de três em três? Nossa, mas pode comer tudo isso?!””

  • Patricia de Abreu Piccolo Rahman

    Meta Real Patricia de Abreu Piccolo Rahman

    “Quando cheguei no meu peso senti uma vontade imensa de sair correndo, saltando e gritando! Hoje posso dizer que minha saúde melhorou, muito.”

  • Lilian Martire Ferrari

    Meta Real Lilian Martire Ferrari

    “Escolha VOCÊ e seja mais feliz, eliminando os quilos que não te pertencem!!!!”

  • Marcia Pinheiro

    Meta Real Marcia Pinheiro

    “Semana após semana fui me policiando e levando o método a sério com obstáculos e vontades sim, mas colocando em primeiro lugar eu mesma.”